Notícias

Escola de Governo e Gestão do Município de Mogi das Cruzes promove palestras para servidores públicos em parceria com o Instituto Educatie

As Faculdades Educatie em parceria com a Escola de Governo e Gestão da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes realizaram a primeira etapa do Ciclo de Palestras voltadas para os servidores públicos e membros dos Conselhos Municipais.

Cada palestra foi realizada em dois horários para melhor atender aos servidores públicos da prefeitura, no mesmo dia aconteceram palestras às 10h da manhã e às 15h no período da tarde.

O primeiro tema abordado foi “Envelhecimento e Qualidade de Vida”, discutido nas palestras proferidas pelas Professoras Doutoras Adriana Aparecida Ferreira de Souza e pela Mestre doutoranda Sueli dos Santos Vitorino. As Palestrantes abordaram os múltiplos aspectos do envelhecimento com foco no envelhecimento bem-sucedido, conceito que vem sendo adotado em virtude dos novos papéis desempenhados por pessoas da terceira idade (a partir dos sessenta anos), atualmente muito mais saudáveis e participativas na sociedade.

O segundo tema foi “Lei de Inclusão e a Função do Cuidador”, palestra proferida pela professora e Advogada Ana Maria Cardoso Alves de Oliveira. Nesta palestra, a palestrante enfatizou a inclusão social em suas diferentes faces e as políticas públicas que viabilizam a inserção dos indivíduos aos meios sociais. Para isso, é necessário que sejam estabelecidos padrões de acessibilidade nos diferentes espaços (escolas, empresas, serviços públicos), assim como é necessário o investimento em formação inicial e continuada dos profissionais envolvidos no processo de inclusão.

O terceiro tema discutido foi “Como Incluir Adequadamente os Alunos na Sala de Aula e na Escola de Educação Básica”, palestra proferida pela Psicóloga e professora Denise Virgínia Grisaro, que abordou aspectos do desenvolvimento infantil, transtornos, disfunções, deficiências e a necessidade da criação do vínculo do educador com o educando para que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento. Apontou ainda que a observação, os registros e portfólio do aluno são formas de avaliação qualitativa do seu processo escolar. Gestores e professores interessados fizeram vários questionamentos e levantaram mais demandas sobre o assunto a serem abordados oportunamente.

A quarta palestra tratou do tema “Gestão em Creche na Perspectiva do Auxiliar de Desenvolvimento Infantil” proferida pela professora Doutora Maria Angélica Batista. Abordou-se a rotina de trabalho dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil, que tem como principal função auxiliar os professores nas atividades recreativas e educacionais dos alunos, na higiene, alimentação, repouso, segurança e bem-estar, muitas vezes recebê-los na entrada da escola e entregá-los aos pais no final do dia. Nas palestras voltadas para Cuidadores e ADI estiveram presentes também professores e gestores da Rede Municipal de Ensino. Os temas desenvolvidos neste Ciclo de Palestras, buscam atender às demandas de atualização e capacitação dos servidores públicos municipais.