top of page

Edital do Processo Seletivo 2022 - 2º Semestre

Logo CAPES

Plataforma Sucupira

 

O primeiro Mestrado Profissional do Brasil na área da Psicologia/Envelhecimento

 

 

 

 

Diário Oficial

Recomendado pela Capes

Portaria do Ministério da Educação

1.211 de 18/12/2013

Publicado no D.O.U. de 19/12/2013

 

      

INSTITUTO EDUCATIE HOOG DE ENSINO E PESQUISA LTDA

 

Edital de Abertura do Processo Seletivo para o 2º Semestre de 2022

Programa de Pós-graduação Stricto Sensu

MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOGERONTOLOGIA

 

 

A Diretora de Pós-Graduação do Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa Ltda torna público as normas e os procedimentos que regem o processo seletivo para ingresso da turma do 2º semestre de 2022 no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Psicogerontologia

 

1. VAGAS:

O número de vagas e a periodicidade do Processo de Seleção serão disponibilizados de acordo com o Regulamento do Programa.

 

2. INSCRIÇÕES:

As inscrições para o Processo de Seleção destinado ao preenchimento de 20 vagas no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Psicogerontologia estarão abertas no período de 106 de junho de 2022 a 31 de julho de 2022. Período este poderá ser prorrogado a critério do Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa.

2.1. Etapas

O Processo de Seleção é composto por três etapas:

 

Etapa 1 – Inscrição on-line pelo site: www.faculdadeseducatie.edu.br

Etapa 2 – Envio da documentação para o e-mail: secretariageral@faculdadeseducatie.edu.br

 

  • Curriculum Lattes atualizado;

  • Cópia simples do CPF e RG;

  • Cópia simples do Histórico Escolar;

  • Cópia simples do Diploma da graduação registrado, quando expedido por instituição brasileira, ou reconhecido legalmente por instituição brasileira, quando expedido por instituição estrangeira;

 

Alunos concluintes devem encaminhar Declaração emitida pela autoridade competente da instituição de origem (Secretaria) com data de previsão de Colação de Grau. Nesse caso, será concedido o prazo de no máximo um semestre para a apresentação do diploma, sob pena de cancelamento retroativo da matrícula e desligamento do curso.

  • Plano de Trabalho*

 

*Com o objetivo de delinear um perfil do aluno que possibilite ao corpo docente do Programa avaliar se as expectativas condizem com o que é oferecido e esperado pelo Programa, o candidato deverá descrever no Plano de Trabalho um texto de até 20 linhas:

a) Qual o interesse de pesquisa;

b) A literatura que conhece sobre o tema;

c) Horas semanais disponíveis para atividades do Mestrado.

 

Após a checagem dos documentos, a Secretaria Acadêmica validará as inscrições que tiverem todos os documentos. O candidato receberá uma mensagem por e-mail confirmando sua inscrição.

 

O candidato que tenha qualquer necessidade especial deverá informar no campo específico da ficha de inscrição.

 

Etapa 3 – Entrevista

As entrevistas serão realizadas no período de 01 a 05 de agosto de 2022. A secretaria do Programa entrará em contato, para agendamento das entrevistas, conforme disponibilidade do candidato e equipe de docentes.

 

3. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

A divulgação do resultado do Processo Seletivo ocorrerá no dia 08 de agosto de 2022. A secretaria acadêmica fará a comunicação com o candidato aprovado de acordo com os contatos disponibilizados na ficha de inscrição

 

4. MATRÍCULA

O período de matrícula ocorrerá no período de 09 a 12 de agosto de 2022.

 

4.1 – Documentos para matrícula:

 

  • Duas fotos 3x4;

  • Cópia autenticada do diploma do curso de graduação;

  • Cópia autenticada do diploma do curso de pós-graduação, se houver;

  • Histórico escolar do curso de graduação e/ou pós-graduação;

  • Cópia autenticada do RG e CPF;

  • Cópia da certidão de nascimento ou casamento;

  • Cópia do comprovante de endereço.

5.  APROVEITAMENTO DOS CRÉDITOS

Poderão ser aceitos créditos obtidos pelos alunos em outros cursos de pós-graduação stricto sensu, sendo que a aceitação dependerá de análise prévia da Comissão de Seleção.

O Programa poderá conceder matrícula a alunos especiais em disciplinas isoladas; no caso de alunos selecionados posteriormente para o curso, os créditos atinentes a essas disciplinas poderão ser aproveitados, mediante aprovação do Colegiado, ouvidos os orientadores.

 

6. INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA

O ingresso por transferência só poderá ser efetivado mediante aprovação do Colegiado de Curso, levando-se em consideração a compatibilidade das disciplinas, o aproveitamento do aluno, o prazo disponível para a conclusão do curso e a adequação entre o projeto do candidato e os interesses de pesquisa do curso.

7.  VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

O Processo Seletivo, objeto do presente Edital, é válido para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Psicogerontologia pelo prazo de um ano.

8. COMISSÃO DE SELEÇÃO

A Comissão de Seleção é formada pelos professores do Programa de Mestrado Profissional em Psicogerontologia.

 

9. CANCELAMENTO DO PROCESSO SELETIVO

Caso não seja alcançado o número mínimo necessário de matrículas, conforme número de vagas que trata este edital, é facultado ao Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa Ltda a não abertura da turma. Eventual suspensão da abertura de turma será previamente comunicada, em até 24 horas antes do início das aulas, ficando, nesse caso, assegurada aos candidatos inscritos a devolução dos valores pagos.

10. PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

O candidato realizará o exame de proficiência no idioma exigido pelo Programa, Língua Inglesa, no prazo de 12 (doze) meses, a partir de seu ingresso no Programa. É necessário verificar no Programa de que forma essa proficiência poderá ser realizada.

 

Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

 

Mogi das Cruzes, 01 de junho de 2022.

 

Publique-se.

Diretoria Acadêmica

Instituto Educatie Hoog de Ensino e Pesquisa

Faculdades Educatie

bottom of page