top of page

Notícias - Mestrado em Psicogerontologia

Fotolia_287449990_S.jpg
Please reload

Plataforma Sucupira

 

O primeiro Mestrado Profissional do Brasil na área da Psicologia/Envelhecimento

 

 

 

 

Diário Oficial

Recomendado pela Capes

Portaria do Ministério da Educação

1.211 de 18/12/2013

Publicado no D.O.U. de 19/12/2013

 

      
Please reload

Profa.jpg

Aula Magna Psicogerontologia 2022-2

O Mestrado em Psicogerontologia do Instituto Educatie, retoma suas atividades no segundo semestre de 2022, com a Aula Magna proferida pela presidente do Conselho Municipal do Idoso de Mogi das Cruzes Sra. Juraci Fernandes de Almeida, no dia 06 de agosto de 2022.

Aluna do Mestrado

Aluna do Mestrado em Psicogerontologia Viviane Lunardi publica trabalho no Portal do Envelhecimento e Longeviver

Professora do Mestrado no 3º Fórum de Saúde Envelhecimento

A professora do programa de Mestrado Profissional em Psicogerontologia da Faculdade Educatie Maria Angélica Batista participará do 3º Fórum de Saude Envelhecimento que será realizado no dia 09/10/2019. O evento é uma realização do Centro Paula Souza e do Governo do Estado de São Paulo, com apoio das Faculdades Educatie.

Comemorando o Dia do Idoso

O curso de Mestrado Profissional em Psicogerontologia das Faculdades Educatie organizou evento, visando celebrar o Dia do Idoso, com oficinas voltadas para comunidade das pessoas mais experientes da cidade de Mogi das Cruzes

Aula Magna e Palestra com o tema: Mitologia Grega e Envelhecimento Humano

O Curso de Mestrado em Psicogerontologia do Instituto Educatie realizou, no dia 31/08/2019, a Aula Magna, com a palestra do Prof. Dr. Viktor D. Salis, que abordou o tema: Mitologia Grega e Envelhecimento Humano

Alunos do curso de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicogerontologia apresentam as suas conclusões

Os alunos Dirce Sanches Rodrigues, Sheila Filácios Gabriel, Everaldo de Paula Carvalho, Maria Aparecida Rosa e Janaina Albuquerque Melo Calligaris Lourenço apresentaram os seus trabalhos de conclusão final

Aluno do Mestrado em Psicogerontologia apresenta o seu trabalho final de conclusão

24/10/2018

O aluno Flávio Alves da Silva apresentou o seu trabalho final de conclusão do curso de Mestrado em Psicogerontologia da Faculdade Educatie, no dia 24/10/2018. Título do seu trabalho:  “Representações Sociais de Ativistas LGBT sobre a Velhice e o Envelhecimento”

Palestra com a professora doutora Maria Júlia Kovács

23/02/2019

Dra. Maria Julia Kovacs, professora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Morte - LEM, Autora de Morte e Desenvolvimento Humano entre diversos livros sobre a questão da morte, do luto e da finitude. A palestra foi realizada na Biblioteca da Faculdade Educatie, no dia 23/02/ 2019

Professores do Mestrado participam do IV Encontro Paulista de Psicologia Escolar e Educacional 

Mar/2019

No mês de fevereiro de 2019, as professoras do curso de Mestrado em Psicogerontologia – Faculdades Educatie -, doutoras Elza Maria Tavares Silva Maria e Angélica Batista participaram do IV Encontro Paulista de Psicologia Escolar e Educacional realizado pela Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) em Sorocaba

Nívea, Aluna do Mestrado em Psicogerontologia apresenta o seu trabalho final de conclusão

25/05/2018

A aluna Nívea Maria Dias da Silva apresentou o seu trabalho final de conclusão do curso de Mestrado em Psicogerontologia da Faculdade Educatie, no dia 25/05/2018. Título do seu trabalho:  “Recursos Lúdicos Facilitadores na Alfabetização de Idosos na Educação de Jovens e Adultos”

Lilian, Aluna do Mestrado em Psicogerontologia apresenta o seu trabalho final de conclusão

18/05/2018

A aluna Lilian Farah apresentou o seu trabalho final de conclusão do curso de Mestrado em Psicogerontologia da Faculdade Educatie, no dia 18/05/2018. Título do seu trabalho:  “Saúde Bucal no Cuidado Informal de Pacientes com Doença de Alzheimer”

Leovaldo, Aluno do Mestrado em Psicogerontologia apresenta o seu trabalho final de conclusão

20/04/2018

O aluno Leovaldo da Silva Alcântara apresentou o seu trabalho final de conclusão do curso de Mestrado em Psicogerontologia da Faculdade Educatie, no dia 20/04/2018. Tíítulo do seu trabalho: “Suporte Social Entre Idosos Frequentadores de Centro Dia e Moradores de ILPI”.

Rádio CBN-SP: A gente vê, hoje, longevidade entre população com síndrome de Down

Publicado em 17/03/2018 - Duração: 23min

Leila Castro, supervisora de socioeducação e envelhecimento da APAE-SP, falou à CBN sobre o envelhecimento entre a população com a síndrome. '[o portador da condição] É uma pessoa como qualquer outra, desde que ela tenha possibilidades, condições e que seja motivada

José Ivanildo, Aluno do Mestrado em Psicogerontologia apresenta o seu trabalho final de conclusão

16/03/2018

O aluno José Ivanildo Ferreira dos Santos apresentou o seu trabalho final de conclusão do curso de Mestrado em Psicogerontologia da Faculdade Educatie, no dia 16/03/2018. Titulo do trabalho: “Alfabetização de Idosos: Repercussões no Desenvolvimento Pessoal e Sociocultural dos Alunos do Mova-SP”

Rodrigo Ruis, Aluno do Mestrado em Psicogerontologia apresenta o seu trabalho final de conclusão

10/03/2018

O aluno Rodrigo Ruis Martins apresentou o seu trabalho final de conclusão do curso de Mestrado em Psicogerontologia da Faculdade Educatie, no dia 10/03/2018. Titulo do trabalho: “A Terapia Cognitivo Comportamental com o Idoso: Uma análise de distorções cognitivas”

Faculdade Educatie participa da 15ª feira da Saúde em parceria com o Supermercado Veran

25/11/2017

Faculdade Educatie participa da 15a feira da Saúde Veran, em parceria com o Supermercado Veran de Mogi das Cruzes, em Brás Cubas, no último dia 25 de novembro, das 10 às 16h.

Luiz Gonzaga, aluno do Mestrado em Psicogerontologia conclui o seu trabalho final

29/09/2017

O aluno LUÍZ GONZAGA VENEZIANI SOBRINHO apresentou o seu trabalho final de conclusão do curso de Mestrado em Psicogerontologia da Faculdade Educatie, no dia 29/09/2017, Título: "Redes de apoio social entre idosos praticantes da modalidade voleibol adaptado".

Professora do Mestrado no VI Seminário Internacional de Habilidades Sociais - VISIHS

Outubro/2017

Andrieli Camilo apresentou o trabalho desenvolvido na sua conclusão do Mestrado, com o título: Habilidades Sociais, Qualidade de Vida e Sobrecarga em Idosos Cuidadores Informais

Professora do Mestrado no XXII Congresso FLAPAG e III Congresso da AUPCV, no Uruguai

)utubro/2017

Organizado pela Federação Latino-americana de Psicoterapia Analítica de grupos e pela Associação Uruguaia de Psicanalise das configurações vinculares, a professora Sueli apresentou o trabalho intitulado: Representações de "cuidador de idoso" em estudantes de pós-graduação antes e após intervenção educacional coletiva

Daniel, aluno do Mestrado em Psicogerontologia conclui o seu trabalho final

20/09/2017

O aluno DANIEL GONÇALVES apresentou o seu trabalho final de conclusão do curso de Mestrado em Psicogerontologia da Faculdade Educatie, no dia 20/09/2017, Título: "Interação medicamentosa e o uso racional de medicamentos em idosos hipertensos".

Marcia Angi, aluna do Mestrado em Psicogerontologia conclui o seu trabalho final

11/08/2017

A aluna MARCIA ANGI apresentou o seu trabalho final de conclusão do curso de Mestrado em Psicogerontologia da Faculdade Educatie, no dia 08/08/2017, Título:  “Estimulação Cognitiva de Idosos Institucionalizados: Sensibilização do Profissional da Saúde”

Marcelo, aluno do Mestrado em Psicogerontologia conclui o seu trabalho final

08/08/2017

O aluno MARCELO MIGUEL RIBEIRO RODRIGUES apresentou o seu trabalho final de conclusão do curso de Mestrado em Psicogerontologia da Faculdade Educatie, no dia 08/08/2017, Título: “Humanização e Envelhecimento: Discurso de Trabalhadores de Instituições de Longa Permanência para Idosos”.

I Simpósio sobre Envelhecimento e Longevidade na cidade de Atibaia

De 31/07 a 01/09/2017

Os alunos do curso de pós-graduação Mestrado em Psicogerontologia Marcos Moura e Dirce Sanches Rodrigues participaram da organização de evento sobre o Envelhecimento e Longevidade, na cidade de Atibaia, nos dias 31/08 e 01/09/2017

Alessandro, aluno do Mestrado em Psicogerontologia conclui o seu trabalho final

19/07/2017

O aluno ALESSANDRO RIBEIRO MENDES apresentou o seu trabalho final de conclusão do curso de Mestrado em Psicogerontologia da Faculdade Educatie, no dia 19/07/2017, Título: "Percepções de idosos portadores de síndrome metabólica sobre um programa de educação alimentar e nutricional para a promoção da alimentação adequada e saudável na terceira idade"

Carlos A Aleixo, aluno do Mestrado em Psicogerontologia conclui o seu trabalho final

17/07/2017

O aluno CARLOS ALBERTO ALEIXO apresentou o seu trabalho final de conclusão do curso de Mestrado em Psicogerontologia da Faculdade Educatie, no dia 17/07/2017, Título: "Comportamentos Disfuncionais de Idosos Segundo a Percepção de Cuidadores".

Rodolfo, aluno do Mestrado em Psicogerontologia conclui o seu trabalho final

20/06/2017

O aluno RODOLFO MENDONÇA PEREIRA apresentou o seu trabalho final de conclusão do curso de Mestrado em Psicogerontologia da Faculdade Educatie, no dia 20/06/2017, Título: "Vínculos vivenciais de idosos: autorrelatos sobre a percepção de si e a qualidade de vida".

Valeria, aluna do Mestrado em Psicogerontologia conclui o seu trabalho final

06/06/2017

A aluna VALÉRIA SILVA DE MATOS PIRES apresentou o seu trabalho final de conclusão do curso de Mestrado em Psicogerontologia da Faculdade Educatie, no dia 06/06/2017, Título: "Resiliência em idosos: análise de uma intervenção grupal".

Samira, aluna do Mestrado em Psicogerontologia conclui o seu trabalho final

08/05/2017

A aluna SAMIRA APARECIDA CARDOSO NINOMYA apresentou o seu trabalho final de conclusão do curso de Mestrado em Psicogerontologia da Faculdade Educatie no dia 08/05/2017, Título: "Representações sociais do trabalhador idoso: percepção de universitários".

Aldrey, aluna do Mestrado em Psicogerontologia conclui trabalho final

28/04/2017

A aluna AUDREY VENTURA DE AZEVEDO apresentou o seu trabalho final de conclusão do curso de Mestrado em Psicogerontologia da Faculdade Educatie no dia 28/04/2017, Título: "Produção científica sobre aposentadoria no scielo, periódicos capes, banco de teses (2010-2016)"

Trabalhos finais dos Mestrandos em Psicogerontologia da primeira turma

Os alunos entram na fase final com as apresentações de seus trabalhos de conclusão do curso.

Inserções Sociais realizadas em 2016

A Faculdade Educatie, em seu papel social de devolver à sociedade o conhecimento gerado em seus cursos, realizou inserções Sociais no segundo semestre de 2016.

Faculdades Educatie, USP e UMC participam da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia em Fortaleza

Outubro/2016

A Mesa "Prevenção e promoção para o envelhecimento bem-sucedido", coordenada pela profa. Vera Socci (Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Psicogerontologia das Faculdades Educatie, Mogi das Cruzes - SP), no último dia 28/10/2016, na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, em Fortaleza juntou USP, UMC e Faculdade Educatie para discutir estratégias de intervenção para o bem-estar na velhice, sendo elogiada pelos ouvintes presentes de várias partes do Brasil como a melhor mesa do Congresso.

Professora do Mestrado em Psicogerontologia visita Universidade no Canadá

Julho/2016

A professora do Mestrado Profissional em Psicogerontologia das Faculdades Educatie Sueli Vitorino, com o apoio e intermediação da USP – Universidade de São Paulo, visitou neste mês de julho o Aging Mobility and Cognitive Neuroscience Lab at Medical School University of British Columbia,

Professores das Faculdades Educatie ministram palestras para servidores públicos de Mogi das Cruzes

Junho/2016

As Faculdades Educatie em parceria com a Escola de Governo e Gestão da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes realizaram a primeira etapa do Ciclo de Palestras voltadas para os servidores públicos e membros dos Conselhos Municipais.

Turma 2016 do curso do Mestrado Profissional em Psicogerontologia (Psicologia do Envelhecimento)

Março/2016

Esta é a turma 2016 do curso do Mestrado Profissional em Psicogerontologia (Psicologia do Envelhecimento), que se reuniu para a primeira aula do programa. As vinte vagas autorizadas pela CAPES-MEC foram ocupadas pelos vinte candidatos, de diversas áreas do conhecimento, aprovados no Processo Seletivo 2016. A próxima seleção acontecerá em setembro/2016, em data a ser definida que será anunciada pelo site da Instituição. Parabéns aos novos Mestrandos neste novo desafio em suas vidas.

Alunos do Mestrado em Psicogerontologia da Educatie discutem suas pesquisas em andamento em Seminário

Em 05 março foi realizado na sede do Instituto Educatie o Seminário de “Apresentação do Debate das Pesquisas em Andamento”.

Professoras do Mestrado apresentarão Trabalho na Sociedade Brasileira de Psicologia

Após pareceres de consultores ad hoc, o Trabalho “Psicogeorntologia: Percepção de Conceitos em estudantes de pós-graduação antes e após intervenção educacional”, de autoria das professoras do Mestrado em Psicogerontologia das Faculdades Educatie, SUELI DOS SANTOS VITORINO e ADRIANA FERREIRA SOUZA, foi APROVADO para ser apresentado na 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. O evento ocorrerá nos dias 27 a 30 de outubro de 2015, na FAFICH/UFMG, em Belo Horizonte.

Aluno do Mestrado ministra palestra como convidado no 2o Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa

Junho/2015

Aluno do Mestrado em Psicogerontologia, Marcelo Miguel Ribeiro Rodrigues, foi palestrante convidado no 2o Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa

Trabalho apresentado pela aluna do Mestrado

A aluna do Mestrado em Psicogerontologia, Samira Ninomya, apresentou trabalho desenvolvido na disciplina Psicogerontologia

Publicação Científica

Professora do mestrado em Psicogerontologia da Educatie publica artigo em revista mais importante da área

Encontro dos professores e alunos do Mestrado em Psicogerontologia

25/04/2015 - Unidade São Paulo

No dia 25 de abril, professores e alunos do programa de Mestrado Profissional em Psicogerontologia realizaram

Palestra e aula inaugural com a professora Dra. Anita Liberalesso Neri (UNICAMP)

12/09/2014

No dia 12/09/2014 foi ministrada a palestra e aula inaugural das primeiras turmas do Mestrado em Psicogerontologia e do curso de Especialização em Psicologia do Envelhecimento, com o tema – “Desafios da Longevidade: Aspectos Culturais e Individuais”, pela professora convidada Doutora Anita Liberalesso Neri

Please reload

bottom of page